sexta-feira, 2 de março de 2012

Reprodução sexuada

            No ciclo de vida dos musgos os esporos são produzidos dentro da cápsula por meiose que se abre quando uma pequena tampa, o opérculo, é eliminada.   Cada esporo, então, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde (a fase sexuada chamada gametófito).
           Como você pode perceber, as briófitas dependem da água para a reprodução, pois os anterozóides precisam dela para se deslocar e alcançar a oosfera. O anterozóide se funde a oosfera formando o zigoto. O zigoto se divide por mitose, formando o esporófito.
          O musgo verde, clorofilado, constitui, como vimos, a fase denominada gametófito, considerada duradoura porque o musgo se mantém vivo após a produção de gametas. Já a fase denominada esporófito não tem clorofila; ela é nutrida pela planta feminina sobre a qual cresce. O esporófito é considerado uma fase passageira porque morre logo após produzir esporos.
     
Reprodução assexuada

           As reproduções assexuadas nas briófitas ocorrem de dois modos: por fragmentação e gema. Por gemas o conceptáculo (porção da planta mãe) se desprende e é levada pela chuva, r por mitose origina uma planta filha idêntica a planta mãe.  Por fragmentação ocorre um processo semelhante, a parte da planta mãe se desprende e levada pelo vento e por mitose origina uma planta idêntica a planta mãe.




Importância econômica
           As briófitas possuem grande potencial econômico e como fonte de substâncias importantes, mas pouquíssimos estudos são estão sendo feitos  e ainda muito pouco é aproveitado desse enorme potencial. Tem relevância econômica, na jardinagem, por exemplo; na produção de  antibióticos também, alem de ser bioindicadoras. As briófitas mais importantes economicamente é do gênero Sphagnum.



Importância ecológica
          São organismo pioneiros colonizadores de rochas, arvores  e solos nus. Com o entrelaçamento dos rizóides, fixam estabilizam o solo e acresceste ao entrelaçamento dos rizóides a  acumulação  de húmus   torna o solo apto para colonização de outras espécies. São também importantes captadores de co2 atmosférico por meio da fotossíntese. Ademias retêm a umidade do solo e tem importante papel na reciclagem dos nutrientes.  

Um comentário:

  1. Oi, utilizei uma imagem do seu blog no meu post, espero que não haja problemas http://s2labs.blogspot.com/2015/07/jucara-bordin-salvou-minha-noite-com.html

    ResponderExcluir